3 Dicas para diminuir custos desnecessários do seu negócio

Você sabia que desperdícios desnecessários podem acabar com a saúde financeira da sua empresa? É isso mesmo, para manter uma boa gestão financeira do seu negócio é necessário se atentar para onde os seus lucros estão sendo encaminhados.

Eliminar os custos desnecessários é essencial para alcançar a alta perfomance de uma empresa e para isso, é preciso analisar todos os detalhes. Sem esse esforço a eficiência empresarial é prejudicada, além de gerar custos e influenciar no fluxo de caixa do seu negócio.

É neste momento que você deve parar e se perguntar: “Este gasto é mesmo necessário? Vai me trazer algum retorno? Estou investindo o suficiente?”

Se você identificar que está tendo gastos desnecessários, não se preocupe! Neste artigo, nós vamos te dar 3 dicas para ajudar a diminuir esses gastos desnecessários e melhorar a gestão financeira do seu empreendimento. Continue lendo.

  1. Defina um controle

    Você tem o costume de registrar os gastos e lucros de sua empresa? Caso não tenha esse costume, saiba que é o primeiro passo para identificar e cortar os custos desnecessários do seu negócio.

    Crie o hábito de deixar registrado todos os gastos que você possui. Coloque em uma planilha todo o capital que tem entrado e saído de seu caixa.

    Outro ítem essencial para auxiliar neste controle, é a Demonstração de Resultados de Exercício (DRE). Através dele serão calculados os indicadores de margem e lucro, além do gasto total e despesas de sua empresa.

  2. Planeje-se

    Essa dica parece meio óbvia e talvez um tanto quanto vaga, não é mesmo? Mas planeje e dívida na ponta do lápis os seus lucros. Certifique-se de ter o controle de quanto cada porcentagem do seu capital vai para cada necessidade do seu negócio. Desta maneira, você terá em suas mãos o controle de todo o caixa da sua empresa.

    Além disso, planejar-se te ajuda a saber quando está gastando demais, fazendo com que fique mais fácil descobrir para onde este gasto extra está indo.

  3. Renegocie com fornecedores e mapeie gastos internos

    Se mesmo depois de tomar o controle do seu caixa os gastos extras persistirem, não tenha receio de negociar com seus fornecedores. Peça descontos, reveja os prazos e o volume de produtos que está sendo movimentado. Compre o necessário e confie no seu planejamento.

    Além disso, mapear os gastos internos também é essencial. Tenham em mãos o quanto e com o que o seu dinheiro está sendo gasto. Use o planejamento que citamos no segundo tópico deste artigo, para te ajudar a separar uma parcela de seus lucros para as despesas internas.

DICA BÔNUS

Se mesmo depois de incluir estas 3 dicas no dia a dia de sua empresa, você ainda estiver sentindo que está tendo gastos extras, é o momento de colocar mais dinheiro em seu caixa! Antecipe seus recebíveis com a Vallus e melhore a gestão financeira de sua empresa. Temos as melhores condições e garantimos que você terá capital para melhorar o fluxo de caixa de sua empresa.

Cadastre-se para receber
o seu dinheiro ainda hoje!